Noticía da hora: Desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira assume interinamente Vice-Presidência do TJCE
Notícias
 

Visitação Técnica: STJ recebe futuros bacharéis em direito

Fonte: www.stj.gov.br

INSTITUCIONAL

Na tarde desta segunda-feira (6), o Superior Tribunal de Justiça deu início ao Programa de Visitação Técnica “Conhecendo o STJ”, no qual 30 estudantes de direito de todo o Brasil têm a oportunidade de visitar a Corte e aprender, na prática, conceitos aprendidos em sala de aula.

O programa já está na quinta edição e alcançou o total de 734 inscritos – “uma grande procura”, afirmou João Walace Rodrigues Júnior, servidor da área responsável pela visitação, a Seção de Ações da Cidadania Organizacional.

Walace descreveu o roteiro que os estudantes iriam seguir nesse período. “Ao longo da semana, os estudantes terão palestras com a Secretaria de Jurisprudência, com a Secretaria de Órgãos Julgadores, com a Secretaria Judiciária e visitarão algumas sessões de julgamento, além de alguns gabinetes de ministros. Eles poderão ver, na prática, o funcionamento do STJ”, relatou o servidor.

Antes da abertura oficial do evento, comandada pelo diretor-geral da STJ, Sílvio Ferreira, os estudantes puderam se apresentar aos demais integrantes do grupo e falar sobre suas expectativas. Logo após, iniciaram o cumprimento da agenda de palestras e visitas programada para a tarde.

Raquel Venâncio, estudante do 11º semestre da Universidade de Fortaleza, contou sobre a experiência. “Eu me inscrevi pela terceira vez, e nessa última fiquei bem esperançosa, porque já estou no último semestre. E a expectativa é essa: sair da sala de aula com aquele conhecimento e ver como acontece na prática. É poder aprimorar o nosso conhecimento, aprender cada vez mais e levar para a vida”, disse.

“Até alguns colegas comentaram na apresentação que, para quem é do interior, tudo é muito grande, muito novo, você está no corredor, passa um ministro e você não sabe nem como se portar direito, é uma experiência muito interessante”, acrescentou a estudante de Fortaleza.

Para Gabriela Ferreira, estudante da Faculdade Estácio de Alagoas, essa experiência é única: “Passei mais de dois anos na Justiça estadual, numa vara especial criminal, de infância e juventude. Então, acompanhar o Tribunal de fora, como acadêmica, e agora estar aqui dentro vendo o funcionamento, conhecendo pessoas de outros estados, cada um com sua experiência, é de grande crescimento, não só profissional, mas principalmente pessoal.”

“O STJ é o Tribunal da Cidadania, então estando aqui dentro a gente se sente muito mais cidadão, muito mais parte dessa Justiça que a gente está estudando tanto para fazer parte. Cada um na sua vocação. Quanto mais a gente conhece, tanto mais a gente pode dar às pessoas”, assegurou a estudante de Maceió.


Coordenadoria de Editoria e Imprensa

 
 
 
 
Advocacia Paulo Quezado
Av. Engenheiro Luís Vieira, 320 - Praia do Futuro
Fortaleza - CE | CEP: 60.177-250
Fone: (85) 3265-8700 | Fax: (85) 3265.3020