Noticía da hora: Esmec promove curso “Filosofia do Direito” nos dias 16 e 17 para magistrados e servidores
Notícias
 

Visita ao TJCE desperta interesse de estudantes em seguir carreira jurídica

Fonte:www.tjce.jus.br

Visita ao TJCE desperta interesse de estudantes em seguir carreira jurídica

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quarta-feira (06/05), a visita de 81 alunos das Escolas Estaduais Noel Hugner de Oliveira Paiva e Deputado Francisco de Almeida Monte e da Escola Municipal Professor Álvaro Costa. Eles assistiram às sessões da 5ª e 6ª Câmaras Cíveis, presididas pelos desembargadores Francisco Suenon Bastos Mota e Sérgia Maria Mendonça Miranda, respectivamente.

Os magistrados interromperam as discussões de julgamento para saudar os visitantes. Sérgia Miranda destacou a alegria com a presença do grupo. “Vocês nos dão a esperança de que um dia estarão nos substituindo. Serão o futuro do Brasil”.

As palavras da desembargadoracoincidiu com o desejo, despertado nos jovens, de seguir carreira jurídica. Segundo a coordenadora da Escola Noel Hugnen, Lúcia Mendonça, “as faculdades de Direito serão poucas depois dessas visitas ao Tribunal. Alunos que pensavam em seguir outras profissões estão mudando de ideia”.

É o caso de Tatiana Viana, 17, que cursa o 3º ano do Ensino Médio. “Queria Medicina, mas agora quero ser juíza porque achei muito interessante a forma como eles conduzem os processos”.

Os estudantes conheceram, ainda, o Memorial do Poder Judiciário, o Núcleo de Digitalização, a Capela Nossa Senhora de Fátima, o Auditório do Tribunal Pleno, o Departamento Editorial e Gráfico e o Arquivo. Eles participaram das ações da I Semana do Meio Ambiente e estiveram no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos.

As visitas de escolas ao TJCE fazem parte do programa “Justiça e Cidadania”, instituído pela Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial. O projeto é coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão do Tribunal (Seplag) e está alinhado à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.

As instituições de ensino públicas ou privadas, interessadas em agendar visitas devem entrar em contato com a Seplag pelo telefone (85) 3207.6862.

 
 
 
 
Advocacia Paulo Quezado
Av. Engenheiro Luís Vieira, 320 - Praia do Futuro
Fortaleza - CE | CEP: 60.177-250
Fone: (85) 3265-8700 | Fax: (85) 3265.3020