Noticía da hora: Esmec promove curso “Filosofia do Direito” nos dias 16 e 17 para magistrados e servidores
Notícias
 

Corte aprova anteprojeto que cria cargos de TI na Justiça Federal

Fonte: www.stj.jus.br

 

 

Corte aprova anteprojeto que cria cargos de TI na Justiça Federal

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou nesta quarta-feira (3) o anteprojeto de lei que propõe a criação de cargos de técnico e analista judiciário na área de tecnologia da informação (TI) para o Conselho da Justiça Federal (CJF), os Tribunais Regionais Federais e as Seções Judiciárias da Justiça Federal. 

O objetivo da medida é ampliar a celeridade e a segurança da prestação jurisdicional, especialmente em razão da implantação do processo judicial eletrônico. 

Os estudos para a criação dos cargos começaram em 2009 e seguem as diretrizes da Resolução 19 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A quantidade proposta é de 878 analistas e 228 técnicos, totalizando 1.106 novos cargos, a serem distribuídos de acordo com as necessidades de cada órgão da Justiça Federal. 

Segundo minuta do anteprojeto, a proposta encontra-se de acordo com os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal e foi aprovada pelo plenário do CJF, sendo submetida à apreciação do STJ por conta da disposição do artigo 8º, I, “a”, do Regimento Interno do conselho. 

O anteprojeto atribui ao CJF a competência para distribuir e definir o cronograma de provimento dos cargos a serem criados, observada a previsão da lei orçamentária anual, em cumprimento ao parágrafo primeiro do artigo 169 da Constituição Federal. 

O anteprojeto será encaminhado para análise do CNJ. 

 
 
 
 
Advocacia Paulo Quezado
Av. Engenheiro Luís Vieira, 320 - Praia do Futuro
Fortaleza - CE | CEP: 60.177-250
Fone: (85) 3265-8700 | Fax: (85) 3265.3020